A MELHOR MODALIDADE PARA REDUÇÃO DE GORDURA CORPORAL!!

A MUSCULAÇÃO É A MELHOR MODALIDADE PARA REDUÇÃO DE GORDURA CORPORAL.

Veja a seguir o seus benefícios e o porque desta afirmação.

O fato de ser praticada individualmente traz uma série de vantagens, como por exemplo, possibilitar um treino específico para cada praticante, permitindo que o professor personalize os exercícios conforme os objetivos, necessidades e limitações de cada aluno.

Além de melhorar a resistência muscular, ela previne lesões ao fortalecer não só tendões e ligamentos como também a capacidade do músculo em resistir à alta demanda dos treinos. Ela é indicada ainda, para o tratamento de doenças articulares e para diferentes faixas etárias, principalmente na melhor idade! 

A musculação tem papel fundamental como complemento da preparação física para esportes de alto rendimento sendo a base para o fortalecimento dos atletas. 
Mas nem todos os que apostam no exercício conhecem profundamente os efeitos dele sobre o organismo. 

Existem muitos benefícios da musculação para a saúde, porém muitas pessoas ficam longe dos pesos na academia. As maiores razões são porque não sabem como usar os pesos e têm medo de que podem ficar muito musculosas (como se fosse tão simples assim). Mas se você está mesmo decidido a perder gordura em seus quadris, panturrilhas, braços, barriga, costas e etc. Treine com pesos também!

Mulheres precisam levantar pesos tanto quanto homens. Pois qualquer atividade física vai proporcionar queima de calorias, inclusive a musculação. Além disso, os exercícios com pesos estimulam o ganho de massa magra, os músculos. A massa magra, por sua vez, eleva o gasto energético, até mesmo durante o repouso. 

O resultado pode não aparecer imediatamente na balança pois, com o treino, a tendência é substituir gordura por massa magra. Porém, se o plano de treino estiver adequado ao aluno, e sua alimentação também estiver alinhada com o seu objetivo, ele irá conseguir reduzir seu percentual de gordura e modificar sua composição corporal. 

Os treinos de força vão queimar gordura mais rápido do que qualquer exercício cardiorrespiratório. Ou seja, dá para emagrecer só com a musculação e ainda construir músculos. Então, deixe de lado suas longas e chatas sessões de exercícios cardiorrespiratórios e comece a levantar pesos!

Como o treino de força queima gorduras?

Quando levantamos pesos, nossos tecidos musculares se rompem. Depois do exercício, é hora da reconstrução das fibras musculares. A construção de músculos (reparo celular) queima uma quantidade imensa de calorias. Ou seja, é o que ajuda a queimar a gordura corporal em quando você está fora do treino e constitui um dos maiores benefícios da musculação para a boa forma. Este processo dura entre 24 a 48 horas, dependendo da intensidade do estimulo que foi dado durante o treino.

Um treino de 1 hora de musculação pode gerar uma queima calórica de aproximadamente 3 a 6 METs (Metabolic Equivalent of Task), que seria o custo energético para realizar uma tarefa. 

1 MET equivale a 1 caloria queimada por kg corporal por hora. Então, uma pessoa de 65 kg por exemplo, em um treino de musculação de 1 hora, pode queimar entre 190 kcal a 390 kcal. Isto porque esta estimativa é feita multiplicando seu peso corporal por 3 MET em um treino mais leve e 6 MET em um treino mais intenso e pesado.

Esta é uma estimativa de gasto calórico, pois existem fatores que podem influenciar nisto. Como por exemplo, tempo de intervalo entre séries, carga utilizada (maiores cargas queimam mais calorias), composição corporal (maior quantidade de massa magra, maior queima calórica) entre outros.

Lembrando que, esta queima calórica exemplificada aqui é durante o treino. Após o treino existe a continuidade desta queima calórica em até 48 horas, como já dito anteriormente. Com a soma do gasto durante o treino e após o treino, temos o gasto calórico total. 

O gasto calórico que ocorre após o treino é devido a um fenômeno chamado EPOC, sigla em inglês para consumo excessivo de oxigênio após o exercício. Segundo estudos, o gasto calórico possui relação direta com o consumo de oxigênio e considera-se que, a cada litro de O² consumidos, aproximadamente 5 kcal são queimados no organismo. 

Durante o EPOC, o metabolismo se mantém em média 15% acima do normal, mesmo se estivermos descansando. Acredita-se que o objetivo principal disso seja a restauração dos níveis fisiológicos normais utilizando como fonte energética principal para este processo a gordura.

Sobre a carga de trabalho, deixo um dado para aqueles alunos que querem reduzir sua gordura corporal mas, realizam seu treino com muitas repetições em cada série e com cargas mais leves. Estão treinando errado!!

O corpo queima mais caloria quando exerce mais trabalho, o que gera mais queima calórica. Então um treino de 30 repetições com 10 kg pode sim queimar calorias, mas não mais do que um treino de 8 repetições com 100 kg. 

Explicação do calculo básico do esforço: Ao fim de 30 repetições com 10 kg, você terá somado um volume total de carga de 300 kg (30 x 10). Já no final das 8 repetições com 100 kg, você terá levantado um volume total de carga de 800 kg (8 x 100). 

Se você visa reduzir sua gordura corporal utilize a máxima carga que você conseguir executar com perfeição ou quase perfeição o exercício,  dentro das repetições e series propostas pelo seu professor.

Após todo este ensinamento lhes digo. Deixe de moleza e treine pesado, para atingir seus objetivos!!!


Grande abraço e bora pros treinos!

Por: Treinador - Bruno Fernandes Zechin 

Comentários

  1. Caracas, sensacional, começarei a mudar a rotina de treino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja, esta foi uma base como a musculação pode te ajudar na redução de gordura corporal e de como potencializar essa queima calórica. Porém altas repetições também contribuem para ganhos de resistência de força. Por isso é importante uma boa avaliação física para traçar um plano de treino ideal para aquilo que você necessita naquele momento. Aí entra a periodização de treino e acompanhamento com avaliações para que seja revisto quais as condições atuais, o que mudou ao término daquele plano e qual a nova necessidade. Mas se seu objetivo agora é redução de gordura corporal, pode sim tomar como base as informações que coloquei aqui. Pois não é achismo, e sim estudos e prática, realizadas não só por mim mas por diversos profissionais e autores. Continue acompanhando o blog que trarei sempre informações para contribuir com todos aqueles que gostam de treinar e manter um nível de vida saudável. Obrigado por participar! Abraço

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LUIZ OTÁVIO FREITAS, O 1º BRASILEIRO NO MR. OLYMPIA

CONSUMO DE OVOS E SEUS BENEFÍCIOS A SAÚDE