O PAI DO BODYBUILDING MODERNO E SUA IMPORTANCIA NA MUSCULAÇÃO

“Comecei a treinar porque era fraco. Os pesos me fizeram forte, me deram segurança e me fizeram sentir mais especial.” – Joe Weider


Joe Weider é conhecido como o Pai do moderno Bodybuilding. Treinou varias estrelas do passado em especial, Arnold Schwarzenegger, quando ainda bastante jovem. Promovendo ao atleta alguns importantes títulos nacionais (Europa, em especial Inglaterra) e mundiais também. e criou varias maneiras de intensificar um treinamento de musculação.

Joseph Weider nasceu em 29 de novembro de 1919. Foi um canadense fisiculturista e empreendedor que co-fundou a Federação Internacional de BodyBuilders (IFBB) ao lado de seu irmão Ben Weider. Ele também foi o criador dos concursos de culturismo Mr. Olympia, Ms. Olympia e Masters Olympia.

Weider foi o editor de várias revistas relacionadas com musculação e fitness, mais notavelmente Muscle & Fitness, Flex, Men’s Fitness e Shape, e fabricante de uma linha de equipamentos e suplementos de fitness.

Para a construção de sua revista, o fisiculturista Joe Weider iria dedicar incontáveis horas em diversos ginásios a fim de estudar e catalogar os movimentos e técnicas mais eficazes para fisiculturistas e levantadores de pesos.

Os princípios de Weider compilam a edição mais valiosa para a ciência e fisiculturismo como esporte. Em 1950 ele reuniu o que observou de melhor durante 12 anos de análise, e batizou esses fundamentos como The Weider Training Principles, que contava com 30 teorias e técnicas que seriam capazes de mudar para sempre o meio pelo qual alguém poderia construir um corpo musculoso e forte.

Joe Weider morreu de insuficiência cardíaca em 23 de março de 2013, no Cedars-Sinai Medical Center em Los Angeles, aos 93 anos de idade.

Estrutura programática difundidas por Joe Weider. 


Ciclo: Treine para obter metas específicas, como aprimorar força, definir ou obter hipertrofia muscular. Ao seguir essas orientações, reduz-se a possibilidade de ocorrência de lesões e ainda torna seus treinos mais diversos e motivadores. Programe-se para alternar períodos de baixa intensidade com períodos de alta intensidade, pois assim seus músculos poderão se recuperar de forma eficiente, assim contribuindo para o efeito anabólico.

Treino eclético: Abuse da variedade de séries, repetições e metodologias em seu treino. É importante atentar para quais membros serão trabalhados no treino, pois assim você poderá não só fazer movimentos uni-articulares, como multi-articulares.

Treino instintivo: Desenvolve seu instinto, para que este possa ser usado a seu favor. Analise os resultados de treinos anteriores e some sua experiência em treinos, assim você poderá adaptar um programa de treino eficiente. Reconhecer seus limites e desafiar a si mesmo pode resultar em uma combinação de sucesso. Desenvolva seu instinto e reconheça os métodos que melhor funcionam com seu corpo, assim você poderá desfrutar de melhores resultados; por exemplo, se sentir desconforto em algum membro, deixe-o repousar e treine membros que estejam aptos aos exercícios.

Confusão muscular: Altere periodicamente as variáveis de seu treino. Não repita o número de séries e repetições, o segredo é inovar. Os exercícios, a ordem e tempo de descanso devem ser organizados a fim de evitar fadiga e impulsionar o crescimento.

Potenciadores de intensidade difundidos por Joe Weider.



Tensão contínua: Não deixe que o músculo a ser exercitado descanse tanto no início quanto no final do movimento. Controle a impulsão e evite forçar as articulações, mantenha uma tensão constante ao longo de todo o movimento, não empurrando o peso de forma imprudente.

Treino de fluxo: Treine um grupo muscular com múltiplos exercícios (de 3 a 4), em seguida treine outro. A ideia é que o fluxo seja o seu corpo enviando uma quantidade máxima de sangue e nutrientes para a área exercitada, assim contribuindo para o crescimento muscular.

Treino holístico: Abuse de diversas técnicas de treino, como altas e baixas velocidades, repetições e descanso, dessa forma você poderá estimular as fibras musculares de forma eficaz. Por exemplo, não se prenda às tradicionais séries que contam com repetições de 6 a 10, tente reduzir a carga e fazer 20 repetições, assim poderá aprimorar a construção de fibras musculares e terá mais resistência física.

Treino de isolamento: É uma técnica que objetiva desenvolver os músculos de forma individual, assim não envolvendo os músculos e grupos musculares adjacentes

Iso-tensão: Ao realizar as suas séries e treinos, contraia os músculos e mantenha-os assim por pelo menos 10 segundos. Os fisiculturistas utilizam essa técnica para aprimorar a capacidade de levantamento através do aumento do controle muscular.

Prioridade muscular: O grupo muscular que você julgar mais fraco deve ser exercitado no início de seu treino, pois é quando seu nível energético está e alta, assim resistindo a mais intensidade e carga.

Contração de pico: Contraia o seu músculo e o mantenha contraído em isometria no final do movimento. Para que assim, você doe mais esforço para realizar o levantamento da carga. Sustente a carga na posição completamente contraída por pelo menos 2 segundos, faça isso a cada repetição.

Sobrecarga progressiva: Para manter o crescimento muscular, é necessário se dedicar progressivamente. Busque aumentar a carga a cada série, faça mais repetições, reduza o tempo de descanso entre as séries, dessa forma poderá reconhecer ganhos na resistência física.

Treino em pirâmide: Inicie a série com cargas leves e mude gradativamente a carga ao realizar as séries sucessivas. Ao começar com pesos leves, faça uma quantidade maior de repetições, de 12 a 15, assim você poderá aquecer os seus músculos. Então, aumente o peso de forma gradual, a cada série, reduzindo o número de repetições, de 6 a 8 apenas. É possível realizar o processo inverso, iniciar com pesos mais altos e com menores repetições, mas esta pode ser identificada como pirâmide invertida.

Vimos aqui, um resumo de parte da história de Joe Weider, estrutura programática de treinos e alguns métodos potenciadores de intensidade que Joe Weider catalogou e difundiu ao longo de sua vida. 

No próximo post: "Técnicas avançadas de treinamento difundidas por Joe Weider". 

Grande abraço e bora pros treinos!


Por: Treinador - Bruno Fernandes Zechin 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LUIZ OTÁVIO FREITAS, O 1º BRASILEIRO NO MR. OLYMPIA

CONSUMO DE OVOS E SEUS BENEFÍCIOS A SAÚDE

A MELHOR MODALIDADE PARA REDUÇÃO DE GORDURA CORPORAL!!